Saiba mais sobre as edições passadas

Aqui você vai descobrir tudo que rolou nas nossa edições passadas! 

O tema “Descubra seu protagonista: A importância em se adaptar às mudanças e conhecer os diferentes espaços para o administrador atual" se deu pela necessidade de conhecer as diversas áreas de atuação da administração, e quais os principais desafios para lidar com tantas mudanças a cada dia em um mundo repleto de tecnologia. Temas como competitividade e mundialização fazem parte do nosso cotidiano já a um bom tempo. Assim, decidimos expor este cenário tão amplo e dissertar sobre algumas determinadas áreas para o público de interesse.
Analisar as diversas áreas de atuação é fundamental para uma perpetuação de escolhas sábias e de um profissional capacitado.
Posto isso, revela-se uma perspectiva de uma nova composição da atuação do administrador, em que a preparação correta e compatível com as inovações organizacionais, profissionais e pessoais construam e alicerçam um líder de alta performance, dentre outras qualidades.

O administrador tem um papel fundamental no panorama que está inserido; é vital entender a influência e responsabilidades de sua profissão. A vasta gama de formas e flexibilidade de atuação requer que o indivíduo identifique, aprimore e desenvolva habilidades e assim possa empreendê-las em uma área para destacá-lo. Ademais, como instrumento para potencializar seu papel no mundo moderno é preciso entender as mudanças ocorridas e como exercer, da melhor forma, sua função na contemporaneidade.
O tema “O Brasil Contemporâneo e o Papel do Administrador” se deu pela necessidade de enxergar cada vez melhor o papel do administrador na contemporaneidade, em como lidar com tantas mudanças a cada dia em um mundo tão informatizado.

Criar, inovar e desenvolver conceitos é uma questão de sobrevida básica para o
aprimoramento da gestão e da obtenção do oxigênio necessário à continuidade de
um negócio.
Nos dias atuais, muitos são os influenciadores que lançam tendências na esfera
organizacional, englobando diferentes aspectos e agregando valor.
Em oposição, mesmo com o avanço da tecnologia e a crescente modernização nos
diversos âmbitos, ainda há quem se apegue a tradição, aos velhos costumes e
tenha, inclusive, um olhar preconceituoso sobre as novidades.
Todo e qualquer tomador de decisões deve instigar sua mente, provocar novas
ideias e a partir disso verificar as informações relevantes ao seu desenvolvimento.
Por isso, estabelecemos como tema da décima segunda edição: “Ideias que
geram valor: Tendências e Paradigmas”. O evento deste ano teve como proposta,
tratar de assuntos que envolvem a inovação em seus mais diversos âmbitos para
garantir posição no mercado atual.

           Em sua décima primeira edição, a Semana da Administração buscou promover um evento abrangente e contemporâneo. Teve como tema “Binômio Organizacional: Administrador e Mercado”, tendo início com uma contextualização do mercado atual e  dividido em subtemas abordando as principais áreas que envolvem o administrador, como Agronegócio, Inteligência Emocional, Coaching, Empreendedorismo, Inovação e Sharing Economy & Crowdfunding. Pelo segundo ano consecutivo, foi feita uma votação na página no Facebook para a escolha do tema da palestra de sexta-feira, que teve como escolhida Neuromarketing, apresentada por Airton Rodrigues da Popmind. Além disso, contou com a participação do Prof. Marcelo Pichi, Andrea Vitaliano, Carolina Bombonato, André Ariovaldo, Rafael Somero (Solotudo), Phillipe (Publicitários Criativos) e Santana (Oxiquímica), Fabio Cyrillo (Ice by Nice), Fábio Silva ( StartMeUp).

           Em sua edição comemorativa (décima), a Comissão Organizadora da Semana da Administração buscou promover um evento diferenciado e apresentar um tema de acordo com o cenário de recessão vivenciado pelo país. Teve como tema “Sem Crise! Gerenciando Incertezas e Buscando Oportunidades”, tendo início com uma contextualização do cenário e foi dividido abordando as principais crises vivenciadas no ano de 2015: crise econômica, hídrica e no agronegócio. Buscando interagir de forma mais profunda com o público do evento, foi feito uma parceria com as pessoas que curtiram a página no Facebook: elas votaram e escolheram o tema da palestra de sexta-feira dentre várias listadas pela própria Comissão e o tema vencedor foi “Como empreender em tempos de crise”. Dessa forma e somado a outras atividades realizadas, a décima edição do evento conseguiu melhorar ainda mais imagem positiva do evento perante o público em geral.

        Em sua nona edição, a Semana da Administração teve como tema “Gestão de Carreira: inovações organizacionais, profissionais e pessoais”, tendo como foco o administrador em si e as novas oportunidades que surgem a todo tempo no mercado. O evento buscou apresentar palestras e promover discussões entre palestrantes e participantes sobre assuntos relacionados a carreira do administrador, como: Coaching, Internacionalização como Diferenciação, Liderança, Marketing Pessoal, Felicidade no Ambiente de Trabalho, além de apresentar o conceito e um case de sucesso a respeito de Start-up - tipo de empresa que tem  crescido nacional e internacionalmente.

             Durante a oitava edição do evento, o Brasil foi sede dos maiores eventos esportivos da atualidade em 2014 e 2016, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A realização desses dois megaeventos irá requerer intensos investimentos, extensas preparações e complexas operações, que acarretarão em inúmeros impactos socioeconômicos.  Os investimentos produzirão um efeito cascata em vários setores da economia, estima-se que durante o período de 2010 a 2014 a Copa do Mundo trará R$142 bilhões adicionais à economia. Investimentos, contudo, trazem seus riscos, a gestão de megaeventos precisa de eficiência e exatidão, tanto do setor público quanto privado, para que possa proporcionar vantagens à sociedade.
Atuando neste cenário está o administrador, que pode trabalhar diretamente na execução de um megaevento (infraestrutura, aspectos socioeconômicos e ambientais, branding das marcas) ou utilizar-se do mesmo como forma de direcionamento estratégico empresarial (o papel das mídias de entretenimento, associação de marcas e de tecnologias). 

            Na sétima edição do evento, o tema abordado foi “Estratégias de Diferenciação: Exigências dos mercados atuais” e mostrou os conceitos e tipos de diferenciação que as empresas buscam em ambientes extremamente competitivos, além de apresentar estratégias de posicionamento e ações de marketing utilizadas pelas empresas. A diferenciação foi abordada em diferentes aspectos, estando relacionada ao longo do evento com sustentabilidade, mercado de luxo, branding, E-commerce, dentre outras.

           Em sua sexta edição, a Semana da Administração abordou o tema “Empreendedorismo e Inovação: Novas Vertentes Organizacionais”, tratando sobre os conceitos de empreendedor, mostrando casos nos quais o papel do empreendedor foi fundamental para o sucesso da empresa e descoberta de mercados. Além disso, a importância do empreendedorismo social que visa à construção de uma sociedade sustentável, a inovação como instrumento dos empreendedores e criação de utilidade, o desenvolvimento dos profissionais dentro das empresas por meio do empreendedorismo corporativo.

          Participaram da sexta edição: Emanuel Leite (Pós Doutor em Empreendedorismo e Inovação); Fábio Cyrillo (Sócio-proprietário da sorveteria Ice by Nice); Adalberto Febeliano (Diretor de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas); Lucas Pinto (Empreendedor Social Ashoka); André Saito (Pós Doutor em Inovação Aberta, Sócio do Open Innovation Center); Bruno Barbosa (Empreendedor, fundador de diversas empresas como o Grupo Elefante); Fernando Pellicano (Diretor Regional da 3M); Roberto Dumani (Vice-Presidente da Cielo); Rafael Zatti (Criador do portal ideas.me); e, Juliano Cáceres

       Durante a quinta edição do evento os assuntos abordados durante a semana foram organização cultural, gestão musical, grandes eventos, Copa do Mundo, produção audiovisual e marketing do entretenimento, discutindo sobre os diversos tipos de gestão do entretenimento e as oportunidades existentes em cada um deles.

       Para ministrar as palestras, contamos com a presença de Alexandre Barreto que fez uma introdução sobre o assunto; Paulo Octavio Pereira de Almeida (Diretor de Operações da Maior Entretenimento); Carlos Harasawa (Diretor de Marketing Fundação Osesp); José Mauro Gnaspini (Diretor da Virada Cultural); João Evangelista (UFF); Marcos Cintra (Produtor musical); Débora Mattos (Produtora Audiovisual); Ginha Nader (Especialista Disney); e Rogério Dezembro (Diretor de Marketing do Palmeiras).

         A quarta edição do evento, que trouxe o tema: “Desafios Corporativos – Principais Tendências” discutiu sobre os novos desafios enfrentados pelas organizações e como elas estão se preparando para enfrentá-los. Durante toda a semana de palestras foram abordados assuntos específicos como internacionalização, gestão de pessoas, entrada em novos mercados, sustentabilidade e inovação tecnológica. Para ministrar as palestras teóricas, contamos com a presença de Patrícia Helena Fernandes Cunha (PUC-SP) que fez uma introdução sobre o assunto; Felipe Borini (ESPM); Silvio Pacielo (Microsoft); Arnaldo Sima (Sima Consulting); Roberta Simonetti (CES–FGV). E na apresentação de Cases, tivemos o prazer de receber renomadas empresas como a OI (Marcos Mesquita), a Odebrecht (Genésio Couto Lemos); a Google (Tatiana Costa); a Philips (Walter Duran) e a Alcoa (Mônica Frison).

       A terceira edição do evento, “Marketing: Estratégia Empresarial” abordou temas e assuntos inerentes ao Marketing, como: Etnomarketing, Segmentação de Mercados, Construção de Marcas, Comunicação, Marketing Industrial, Endomarketing e Merchandising. As palestras objetivaram o conhecimento de alguns assuntos e ferramentas relativos ao Marketing, bem como associar este conhecimento ao âmbito da Administração. Este evento contou com os mais renomados especialistas e também apresentou cases de grandes empresas que mostraram algumas de suas estratégias para o tema abordado. Tivemos o prazer de receber em nosso evento, o Sr. Alex Born, presidente do Instituto Gestor, o Sr. Mario Castelar, Diretor de Inovação da Nestlé Brasil, o Sr. Raphael Hardy Fioravanti, Gerente de Projetos e Articulação Estratégia SESI-PR, o Sr. Claúdio Kalim, Diretor de Atendimento da Agência de Publicidade África, o Prof. Roberto Pierre Rigaud, Presidente da consultoria RH em Ação, o Sr. Renato Sanchez, assessor de comunicação da Caterpillar Brasil, o Sr. José Carlos Teixeira Moreira, Presidente do Instituto de Marketing Industrial IMI, o Sr. Luiz Henrique Araujo, Diretor-Presidente da VCI-Brasil, a Sra. Regina Blessa, especialista em merchandising e varejo e o Sr. Valquírio Ferreira, Diretor Comercial da Lupo S.A.

         Já a segunda edição do evento, “O Gestor nos Diversos Mercados”, teve a proposta de elencar determinadas áreas de atuação do Administrador e caracterizar as múltiplas habilidades necessárias a uma gestão eficiente bem como o caracterizar o atual mercado de trabalho disponível ao Administrador. As áreas de atuação abordadas foram o Gerenciamento de Projetos, a Administração Rural, o Mercado de Luxo e as Empresas Virtuais. Compareceram para dispor sobre tais duas consultorias, a DBM Brasil e a Dorsey & Rocha, o PMI (Instituto de Gerenciamento de Projetos), o Prof. Dr. Fernando Curi Peres, da ESALQ-USP, o Sr. Paulo de Araújo Rodrigues da Fazenda Santa Izabel, o IBModa, o Prof. Dr. Antônio Batocchio, da UNICAMP e o site Closet.com.

        A primeira semana teve como título “O Administrador do Século XXI” e apresentou em sua estrutura de palestras um mosaico de temas tratando de diversos assuntos referentes ao dia-a-dia do Administrador como: Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, Estratégia e Agronegócio. O evento teve o prazer de contar com a presença do Grupo Accor, da Fischer, do Grupo Bertin, da Socicana, da McCann Erickson, do Wal Mart, da Bovespa e da TBC Commodities. No campo da docência prestigiaram a Profª. Drª. Marisa Eboli, da FEA-USP, o Prof. Dr. José V. Caixeta Filho, da ESALQ-USP, o Prof. Dr. Waldir Fernandes Jr., da FCAV-UNESP e do ex-ministro Prof. Dr. Roberto Rodrigues, também da FCAV-UNESP.

Todos os direitos reservados - Semana da Administração - UNESP Jaboticabal